Experiências com ar

Para comprovarmos que o ar existe e tem peso realizámos as seguintes experiências:
Com a ajuda de uma seringa e de um balão conseguimos observar e mostrar que o ar existe. Para tal puxámos o êmbolo da seringa para trás e colocámos o balão na ponta da seringa. De seguida empurrámos o êmbolo e o balão ficou mais cheio com ar. Todos os alunos realizaram a experiência, um de cada vez.
Para verificarmos se o ar tem peso realizámos a experiência indicada no manual do 2º ano. Colocámos um balão cheio de ar num dos pratos da balança e no outro prato um pouco de plasticina para equilibrar. Depois furámos o balão, o ar saiu e a balança devia ter ficado desequilibrada mas não o conseguimos observar.
Então decidimos experimentar outra situação. Colocámos um balão cheio num dos pratos e um balão vazio no outro. Aqui já se verificava um pouco que o balão com ar era mais pesado, mas ainda era uma observação muito subtil.
Para tirar qualquer dúvida decidimos pesar os balões, vazio e cheio, numa balança digital. Agora sim, conseguimos mesmo provar que o ar tem peso, pois quando o balão estava vazio pesava 1.5 e cheio pesava 1.8.
Experiências com ar
Para comprovarmos que o ar existe e tem peso realizámos as seguintes experiências:
Com a ajuda de uma seringa e de um balão conseguimos observar e mostrar que o ar existe. Para tal puxámos o êmbolo da seringa para trás e colocámos o balão na ponta da seringa. De seguida empurrámos o êmbolo e o balão ficou mais cheio com ar. Todos os alunos realizaram a experiência, um de cada vez.
Para verificarmos se o ar tem peso realizámos a experiência indicada no manual do 2º ano. Colocámos um balão cheio de ar num dos pratos da balança e no outro prato um pouco de plasticina para equilibrar. Depois furámos o balão, o ar saiu e a balança devia ter ficado desequilibrada mas não o conseguimos observar.
Então decidimos experimentar outra situação. Colocámos um balão cheio num dos pratos e um balão vazio no outro. Aqui já se verificava um pouco que o balão com ar era mais pesado, mas ainda era uma observação muito subtil.
Para tirar qualquer dúvida decidimos pesar os balões, vazio e cheio, numa balança digital. Agora sim, conseguimos mesmo provar que o ar tem peso, pois quando o balão estava vazio pesava 1.5 e cheio pesava 1.8.


Para comprovar que o ar quente é mais leve que o ar frio visualizámos este vídeo que mostra o voo de um balão de ar quente.
Observámos que à medida que o ar dentro do balão ia aquecendo o balão ia levantando, até que voou com o peso do cesto, do aparelho de gás e dos tripulantes.
É mesmo incrível!
Bolos, medidas de massa e fracções
Hoje dia 14 de Maio, estivemos a concretizar a exploração dos conteúdos de medidas de massa e das fracções.
Para uma aprendizagem mais deliciosa confeccionámos um bolo de laranja.
Utilizámos três tipos diferentes de balanças: a de dois pratos com pesos, a de um prato que tem a régua das medidas e uma balança electrónica.
Depois seguimos a receita que tirámos da Internet. Medimos 200gr da farinha, 170 gr de açúcar, 3 gr de fermento e 250 gr de laranja.
Juntámos tudo com o sumo e raspa de laranja, com o leite, com os ovos e duas colheres de sopa de manteiga. De seguida barrámos a forma com manteiga e polvilhámos com farinha para o bolo não pegar e despejámos a massa. Só faltava mesmo colocar a forma no forno e esperar que o bolo cozesse.
Da parte da tarde cortámos o bolo em duas partes iguais e vimos que cada parte era a metade do bolo. Depois partimos em 4 partes e cada uma destas partes é a quarta parte do bolo. Também verificamos que uma metade é igual a duas quartas partes.
Por fim partimos em 22 partes e cada um de nós comeu uma. E estava uma delicia.


Dia da Mãe

Para este dia especial criámos, com todo o carinho, umas prendinhas perfumadas!
Primeiro escolhemos a cor do sabonete. De seguida recortámos as flores do guardanapo e colámo-las com cola de decoupage. Quando já estavam secas, envernizámos tudo.
No dia seguinte fizemos as caixinhas para guardar os sabonetes e os cartões.
Tudo sempre com as mães no pensamento, para que fiquem lembranças ainda mais doces, pela ternura com que foram criadas.
Para Todas as Mães, Um Dia Muito Feliz!
Experiências
Temos estado a estudar as propriedades de alguns materiais, como a combustibilidade (se ardem), a flexibilidade (se se podem dobrar sem partir), a resistência ou fragilidade, a dureza e a transparência ou opacidade.
Montámos um gabinete experimental.
Daqui até ao final do ano lectivo vamos realizar diversas experiências.
É muito divertido.
As imagens que se seguem mostram experiências para descobrir quais dos materiais testados eram solúveis em água. Os resultados não estavam muito distantes das nossas previsões.
Também observámos a impermeabilidade dos solos arenosos, barrentos e de terra. E ainda a flexibilidade do nosso corpo, fazendo o jogo do bichinho de conta.
Decidimos que para o estudo da combustibilidade era melhor pesquisar na net, pois quem brinca com o fogo...