Experiências com ar
Para comprovarmos que o ar existe e tem peso realizámos as seguintes experiências:
Com a ajuda de uma seringa e de um balão conseguimos observar e mostrar que o ar existe. Para tal puxámos o êmbolo da seringa para trás e colocámos o balão na ponta da seringa. De seguida empurrámos o êmbolo e o balão ficou mais cheio com ar. Todos os alunos realizaram a experiência, um de cada vez.Para verificarmos se o ar tem peso realizámos a experiência indicada no manual do 2º ano. Colocámos um balão cheio de ar num dos pratos da balança e no outro prato um pouco de plasticina para equilibrar. Depois furámos o balão, o ar saiu e a balança devia ter ficado desequilibrada mas não o conseguimos observar.
Então decidimos experimentar outra situação. Colocámos um balão cheio num dos pratos e um balão vazio no outro. Aqui já se verificava um pouco que o balão com ar era mais pesado, mas ainda era uma observação muito subtil.
Para tirar qualquer dúvida decidimos pesar os balões, vazio e cheio, numa balança digital. Agora sim, conseguimos mesmo provar que o ar tem peso, pois quando o balão estava vazio pesava 1.5 e cheio pesava 1.8.
Experiências com ar
Para comprovarmos que o ar existe e tem peso realizámos as seguintes experiências:
Com a ajuda de uma seringa e de um balão conseguimos observar e mostrar que o ar existe. Para tal puxámos o êmbolo da seringa para trás e colocámos o balão na ponta da seringa. De seguida empurrámos o êmbolo e o balão ficou mais cheio com ar. Todos os alunos realizaram a experiência, um de cada vez.
Para verificarmos se o ar tem peso realizámos a experiência indicada no manual do 2º ano. Colocámos um balão cheio de ar num dos pratos da balança e no outro prato um pouco de plasticina para equilibrar. Depois furámos o balão, o ar saiu e a balança devia ter ficado desequilibrada mas não o conseguimos observar.
Então decidimos experimentar outra situação. Colocámos um balão cheio num dos pratos e um balão vazio no outro. Aqui já se verificava um pouco que o balão com ar era mais pesado, mas ainda era uma observação muito subtil.
Para tirar qualquer dúvida decidimos pesar os balões, vazio e cheio, numa balança digital. Agora sim, conseguimos mesmo provar que o ar tem peso, pois quando o balão estava vazio pesava 1.5 e cheio pesava 1.8.
Para comprovarmos que o ar existe e tem peso realizámos as seguintes experiências:
Com a ajuda de uma seringa e de um balão conseguimos observar e mostrar que o ar existe. Para tal puxámos o êmbolo da seringa para trás e colocámos o balão na ponta da seringa. De seguida empurrámos o êmbolo e o balão ficou mais cheio com ar. Todos os alunos realizaram a experiência, um de cada vez.
Para verificarmos se o ar tem peso realizámos a experiência indicada no manual do 2º ano. Colocámos um balão cheio de ar num dos pratos da balança e no outro prato um pouco de plasticina para equilibrar. Depois furámos o balão, o ar saiu e a balança devia ter ficado desequilibrada mas não o conseguimos observar.
Então decidimos experimentar outra situação. Colocámos um balão cheio num dos pratos e um balão vazio no outro. Aqui já se verificava um pouco que o balão com ar era mais pesado, mas ainda era uma observação muito subtil.
Para tirar qualquer dúvida decidimos pesar os balões, vazio e cheio, numa balança digital. Agora sim, conseguimos mesmo provar que o ar tem peso, pois quando o balão estava vazio pesava 1.5 e cheio pesava 1.8.
Subscrever:
Mensagens (Atom)