A jogar dominó

Segundo RALO e QUEVEDO (1994), o jogo de dominó é um excelente meio de ajudar a criança no seu processo de alfabetização, uma vez que, neste jogo, é necessário estabelecer correspondências entre uma e outra palavra, um e outro nome, ou número.
Neste caso, as peças que vinham como oferta com a Pasta Mágica têm de uma das faces a correspondência dos números de 1 a 6 e a quantidade e na outra face os nomes das figuras geométricas e respectivas imagens e as linhas aberta e fechada.
Foi uma aula de matemática muito bem passada.
Os alunos jogaram dois a dois e depressa assimilaram as regras do jogo.
Para a semana vamos construir um dominó com as imagens e as palavras que já aprendemos a ler e a escrever.

Viajar com o Magalhães

Apesar de o Magalhães nos acompanhar diariamente, por ser uma ferramenta preciosa no nosso trabalho de pesquisa e para nos esclarecer algumas dúvidas, é à 5ªfeira à tarde que exploramos o programa de texto Word.
Estamos a elaborar um trabalho sobre os meses do ano.
E muitos se seguirão ao longo do 1º ciclo.
O Prazer de Conseguir
............................Ler e Escrever


Já conseguimos ler e escrever muitas palavras. É muito excitante, pensar numa palavra e vê-la surgir na folha ou no quadro.
A nossa professora está muito orgulhosa do nosso empenho.

Dia de São Martinho



No dia 10 de Novembro elaborámos este cartaz com castanhas, onde utilizámos diferentes técnicas de expressão plástica: colagens, texturas, recortes e várias técnicas de pintura.

O cartaz está exposto na biblioteca escolar da escola sede do Agrupamento Vertical de Almancil. Este trabalho foi a resposta a um desafio lançado pela biblioteca a todas as turmas do agrupamento, para participarem no concurso: Vamos festejar o São Martinho.

Esperamos que se divirtam tanto a observá-lo como nós a construí-lo.

No dia 11 de Novembro festejámos o São Martinho na nossa escola. Comemos muitas castanhas assadas, bebemos suminho e divertimo-nos a valer.

Dia das Bruxas

No dia 30 de Outubro, sexta-feira, festejámos o Dia das Bruxas.
Chegámos à escola todos aperaltados, com fatos que as nossas mães compraram ou criaram, estávamos mesmo no espírito da festa. Bruxos, bruxas, mágicos, diabinhos, dráculas, esqueletos, enfim uma verdadeira animação.
Quando chegou a camioneta partimos todos contentes em direcção ao Jardim de Infância de São João da Venda, que para muitos de nós foi a 1ª escola com o professor Moisés ou a professora Fernanda.
Fomos muito bem recebidos! A escola estava muito gira. Toda enfeitada com motivos relacionados com a data. E o professor Moisés tinha-nos preparado uma surpresa: Uma sessão de jogos muito divertidos! Jogámos em grupos com meninos e meninas de todas as idades, ao Caça a Abóbora, Corrida das Vassouras Voadoras, Apanha as Aranhas se Puderes! e Expulsa o Adversário.
Depois dos jogos ao ar livre fomos para uma das salas onde nos esperava um verdadeiro banquete festivo, elaborado com a participação dos pais e encarregados de educação dos meninos e meninas do Jardim de Infância.

Imaginar todas as actividades, preparar todos os adereços dos jogos, preparar a sala da festa, receber os 50 alunos da nossa escola e no fim ter que arrumar tudo, deu com certeza muito trabalho.
Para nós foi muito divertido.
E só temos a dizer a todos, os que tão bem nos receberam,

MUITO OBRIGADO.